OBRIGADO POR ME PRESTIGIAR!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

GRATIDÃO - UM PRESENTE DE VICTOR DE SEIXAS!


"Recompensas pela escolha de se ser artista"!


Étienne Decroux e o cavalo marinho,
símbolo de suas pesquisas corporais.


Valorizo os pequenos gestos da vida. Acho que é disso que somos feitos, o resto só posso creditar à genialidade de alguns artistas que, com seu toque profundo acabam criando novos paradigmas! Não é o meu caso. Minha arte vem se construindo de coisas bem pequenas, sem qualquer tipo de pretenção.
Porém, tem coisas que não dá pra esquecer. Tenho em mãos, enquanto escrevo esse micro-artigo, uma revista de mímica que me foi enviada pelo Victor de Seixas. Na capa, um cavalo marinho dourado, na contracapa a foto de Étienne Decroux na meia idade. Nas páginas, fotos preto e branco de toda uma história da mímica na França. Ali você pode conferir Marcel Marceau nas aulas de Decroux, vê o corpo esculpido em formas elegantes de Eliane Guyon e uma precisão em cada linha do livro, todo em inglês. Tradução da versão Francesa, me parece!

Por volta de 2001, se não me engano, lembro de um e-mail do meu amigo Victor perguntando como eu estava e, evidentemente, querendo saber como andavam minhas peripécias mímicas pelo Brasil. Dito isso, ele me conta que tá em Londres, estudando com Steve e Corrine, seria esse os nomes? Fico encantado com a notícia e ele então me faz a pergunta direta" "Jiddu, quer alguma coisa daqui?" e eu apenas digo, "Gostaria de ver fotos do Decroux" e ele então me envia essa magnífica revista que é o Mime Journal 2000/2001.

Quando abro o envelope, posso lançar um olhar de tranquilidade e cheio de gratidão... ver aquelas fotos inspira qualquer um. E um presente como esse, não se ganha todo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário